quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita

Por Osmair Herculano

Quando eu tinha 8 anos mais ou menos me lembro que a professora pedia pra que decorássemos uma poesia e depois recitássemos isso foi pra mim uma das melhores coisas que aconteceu embora naquela época eu não sabia para quê fazer isso mas de uma forma sutil, surgiu muito efeito pois além de despertar o gosto pela leitura me desenvolveu a oralidade que é muito válido nesse universo leitura/escrita. Mais a frente o incentivo à leitura foi induzida pelo meu pai que mesmo analfabeto dizia sempre: "Não tem nada pra fazer, menino, vai ler um livro". Não tínhamos muito acesso à livros e material de leitura, as bibliotecas eram comparadas ao sepulcro do Faraó não podia ser acessadas por qualquer um, então o livro didático disponível daquela série era o único material de leitura que a gente tinha, dai eu lia todas as lições quando a professora ia ler eu já sabia do assunto  a ser tratado, lembrando que o motivo de saber as lições era que quando meu pai dizia não tem nada pra fazer eu já pegava o livro e as vezes lia sem ter vontade dai virou um hábito agradeço ao meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário