segunda-feira, 17 de junho de 2013

TEXTO:O AVESTRUZ
MARIO PRATA
 •Gênero “Crônica Narrativa” – Elementos da Narrativa – Interpretação/Compreensão Textual
Ano: 6º. Ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto: 06 aulas.
Conteúdos: conceito de crônica; retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto “Avestruz”, de Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
Competências e habilidades: conhecer o gênero “crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.
Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.
Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para reprodução dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.
Avaliação: produção de um questionário e debate em sala.

 •O que é Crônica:
•Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc. •Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.

•Aspecto
•História analisada
•Foco narrativo
•1ª. ou 3ª. pessoa?
•Personagem
•Quais são?
•Enredo
•Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?
•Tempo
•Quanto tempo a história parece apresentar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
•Espaço
•O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem as ações?

•1ºPasso: após a correção/discussão da atividade anterior, o professor retoma a leitura do texto fazendo ele mesmo essa leitura. O objetivo agora é fazer com que os alunos percebam cada detalhe do texto (pontuação, entonação, sequência da narrativa...). Ao término da leitura, o professor procura, por meio de perguntas, ativar o conhecimento de mundo dos alunos fazendo perguntas como: Quem já viu um avestruz? Como ele é? Quem sabe como são seus hábitos? etc.

•2º. Passo: O professor apresenta para os alunos um questionário com perguntas relacionadas ao texto. O objetivo aqui é fazer uma interpretação dos acontecimentos narrados e de seus personagens. Dessa forma perguntas como: Por que o garoto queria uma avestruz? Onde viviam as personagens da história? O que eles eram? etc. são necessárias para o objetivo proposto.

•3º. Depois de explorar tais aspectos, o professor deve aprofundar os estudos na compreensão do texto. Percebe-se em sua construção que o autor faz uso da descrição e do humor para caracterizar a avestruz. Assim, o professor pode explorar a maneira como o autor descreveu o animal, quais as comparações feitas e se são os não verdadeiras, se são possíveis ou não. Seria interessante propor aos alunos uma pesquisa a respeito desse animal e seus hábitos.

2 comentários:

  1. Puxa vida, Osmair não deu uma olhadinha na discussão do fórum? Você não havia preparado uma situação com o texto, Pausa? Eu já havia postado uma situação com o texto Avestruz... Assim, que também postarei a uma situação com o mesmo texto... A sua proposta ficou bem interessante, porém a minha também aborda muita coisa que você também abordou, espero não ficar duas situações bem parecidas... espero comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Osmair!

      Gostei da atividade. Está bem elaborada. Parabéns!

      Excluir