domingo, 9 de junho de 2013

Experiência de leitura e escrita

A minha primeira experiência pessoal com escrita foi muito significativa. Morávamos no sítio. Vinha todos os dias à cidade para estudar, estava na primeira série. No mês de outubro, do mesmo ano, eu e minha família mudamos para a cidade. A casa era nova, foi construída especialmente para nós! Que alegria! Meu pai e minha mãe se orgulhavam de mais uma conquista. Eu e meus irmãos, felizes, pois estávamos perto da escola, não precisávamos levantar tão cedo.
E agora? Era preciso avisar aos familiares que a casa nova estava pronta, os habitantes, satisfeitos, a vizinhança, contente, completando assim nosso encantamento pela moradia. Não que não gostássemos do sítio, amávamos, a nossa história estava lá, mas a vida urbana era o que fluía no momento.
Certa tarde, resolvi pegar papel e caneta, sabe para quê? Para relatar a nossa felicidade mediante tal conquista. Escrevi uma carta endereçada a uma tia paulistana, informando a boa nova. Contando tudo nos mínimos detalhes. Quando terminei, li para meus pais e irmãos, eles ficaram maravilhados e aplaudiram a minha atitude. No dia seguinte, fui cedinho ao correio, pois tinha pressa em espalhar a mensagem. Voltei radiante, os olhos brilhando de tanta felicidade. Eu havia escrito uma carta e todos apoiaram a minha iniciativa.
Alguns dias depois, lá vem a resposta. Era minha tia orgulhosa e me parabenizando pelo ato. Ficou contente por saber que tínhamos mudado e também pela minha audácia em contar todos os meus sentimentos num simples papel.
Daquela época para cá, nunca mais parei de escrever. Foram inúmeras cartas, abordando diversos temas: Amor, amizade, família, paquera, etc. Tenho uma caixa com todas as que recebi. Estão guardadas no baú secreto dos meus sonhos. Oh! Que saudades do cheiro da infância e dos tempos que não voltam mais.

2 comentários:

  1. Rosângela, na vida muitas coisas importam, mas a família é a principal delas. Compartilhamos nossas vidas num mesmo universo,sofremos as mesmas dores, e sorrimos as mesmas alegrias. É possível esquecer, tirar da memória tudo isso que você viveu e tem guardado tão bem? Jamais. Cheiro da infância. Isso é poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!

      Realmente existem coisas que jamais tiraremos da memória e uma delas, é tudo aquilo que vivemos, o cheiro da infância nos acompanha vida afora.

      Quem me dera ser novamente uma criança!
      Cavalgar nas estradas da noite
      e acordar nos braços da esperança!

      Beijos!

      Excluir