Olá, sejam todos bem vindos ao blog: “Viagem ao mundo da leitura e da escrita”, uma ferramenta elaborada pelo grupo de professores que fazem parte do curso de formação à distância, "Melhor gestão, melhor ensino", para professores de Língua Portuguesa que tem como objetivo capacitar os professores da rede Estadual de Educação a utilizar as tecnologias como um recurso importante para o melhoramento e desenvolvimento da prática docente e como consequência uma educação mais voltada para a atualidade e para o mundo dos alunos que poderão de maneira digital participar da construção do seu próprio conhecimento.
Por isso, estão todos convidados (alunos, professores, comunidade em geral) a participar, comentar, estudar, tirar dúvidas, sugerir atividades e textos verbais e não verbais interessantes para a construção e manutenção do blog, “Viagem ao mundo da leitura e da escrita”, podendo assim construir seu conhecimento de maneira agente.
Oi, Renata! Adorei o título do Blog e também a abertura. Parabéns! Vamos juntos criar um ambiente acolhedor e interativo das nossas práticas pedagógicas a favor da leitura e da escrita. Beijos! Rosângela!
ResponderExcluirOi, Renata! Gostei da atividade do texto: Pausa. Ficou bem interessante. O trabalho de leitura e escrita contextualizado é mais prazeroso e rende bons frutos.
ResponderExcluirOlá, pessoal. Não pude contribuir ainda com atividades pois não tenho a senha para postá-las. Tenho uma atividade simples que sempre desenvolvo com meus alunos. Como sabemos que o hábito pela leitura é um dos que menos faz parte do cotidiano de nossos alunos, visto que a concorrência com a internet e principalmente
ResponderExcluircom as redes sociais o deixa em desvantagem. Propus aos meus alunos que das todas as semanas, no início das aulas, alguém trouxesse um texto para ser lido para os colegas. Este texto poderia ser livre, desde que tivesse um significado para eles. Vocês não imaginam quantas coisas lindas surgiram...e surgem a cada dia de leitura. Teve aluno que trouxe uma receita, mas não era uma qualquer. Esta receita tinha um valor expressivo em sua família, pois foi passada de geração para geração. Além da leitura, abrimos um debate sobre a história da família deste aluno, costumes, hábitos e principalmente sobre a cultura transmitida por seus ancestrais. Foi uma atividade realmente valiosa, e com isso abrimos precedente para outras leituras interessantes...orações, músicas que os pais cantavam quando eles eram crianças, e muito mais. O mais interessante foi o depoimento de um pai durante a reunião bimestral que disse o quanto foi legal sentar e conversar com o filho. Cada professor pode adaptar esta atividade de acordo com a realidade de sua sala e ainda aprimorá-la mais, através de murais e até mesmo postagens no nosso blog.
Apesar de ser uma atividade simples, espero ter contribuído um pouco. Esta sugestão eu gostaria de ter postado no blog..mas não tenho a senha, como disse. Mas assim que tiver, com certeza farei isso.
Obrigada,
Neila Cristina Bianchini.
Olá, aqui vai uma situação de aprendizagem,como sugestão sobre o texto O avestruz de Mário Prata.
ResponderExcluir