TEXTO:O AVESTRUZ
MARIO PRATA
•Gênero “Crônica Narrativa” – Elementos da Narrativa – Interpretação/Compreensão Textual
•Ano: 6º. Ano do Ensino Fundamental.
•Tempo previsto: 06 aulas.
•Conteúdos: conceito de crônica; retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto “Avestruz”, de Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
•Competências e habilidades: conhecer o gênero “crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.
•Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.
•Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para reprodução dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.
•Avaliação: produção de um questionário e debate em sala.
•O que é Crônica:
•Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc. •Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.
•Aspecto
•História analisada
•Foco narrativo
•1ª. ou 3ª. pessoa?
•Personagem
•Quais são?
•Enredo
•Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?
•Tempo
•Quanto tempo a história parece apresentar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
•Espaço
•O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem as ações?
•1ºPasso: após a correção/discussão da atividade anterior, o professor retoma a leitura do texto fazendo ele mesmo essa leitura. O objetivo agora é fazer com que os alunos percebam cada detalhe do texto (pontuação, entonação, sequência da narrativa...). Ao término da leitura, o professor procura, por meio de perguntas, ativar o conhecimento de mundo dos alunos fazendo perguntas como: Quem já viu um avestruz? Como ele é? Quem sabe como são seus hábitos? etc.
•2º. Passo: O professor apresenta para os alunos um questionário com perguntas relacionadas ao texto. O objetivo aqui é fazer uma interpretação dos acontecimentos narrados e de seus personagens. Dessa forma perguntas como: Por que o garoto queria uma avestruz? Onde viviam as personagens da história? O que eles eram? etc. são necessárias para o objetivo proposto.
•3º. Depois de explorar tais aspectos, o professor deve aprofundar os estudos na compreensão do texto. Percebe-se em sua construção que o autor faz uso da descrição e do humor para caracterizar a avestruz. Assim, o professor pode explorar a maneira como o autor descreveu o animal, quais as comparações feitas e se são os não verdadeiras, se são possíveis ou não. Seria interessante propor aos alunos uma pesquisa a respeito desse animal e seus hábitos.

Puxa vida, Osmair não deu uma olhadinha na discussão do fórum? Você não havia preparado uma situação com o texto, Pausa? Eu já havia postado uma situação com o texto Avestruz... Assim, que também postarei a uma situação com o mesmo texto... A sua proposta ficou bem interessante, porém a minha também aborda muita coisa que você também abordou, espero não ficar duas situações bem parecidas... espero comentários.
ResponderExcluirOi, Osmair!
ExcluirGostei da atividade. Está bem elaborada. Parabéns!